Início das inscrições: 10/04/2024
Fim das inscrições online: 28/06/2024
Valores das inscrições:
Não aceitaremos inscrições de caravanas após o dia 14 de junho de 2024.
INSTRUÇÕES DE COMO SE INSCREVER NO EVENTO:
Caso deseje realizar sua inscrição no local do evento, faça seu cadastro para agilizar sua inscrição e entrega de material no dia. Mais informações entre em contato pelo whatsapp (48) 9 9987-5488, e-mail cosbrapim@gmail.com ou fixos (48) 3238-1066/3238-2118. Clique aqui para baixar PDF com as informações completas sobre as inscrições no evento.
Professor – Ciências e Biologia.
Especialista em Apicultura
Diretor técnico – Breyer & Cia Ltda.
Apicultor profissional.
Contato: ernesto@breyer.ind.br / (42) 3522-1725
Formada em Medicina Veterinária pela UDESC em 2002.
Possui pós-graduação em Gestão de Qualidade de Alimentos (UEL)e em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (Faculdades Oswaldo Cruz).
Ingressou na Cidasc em 2010. Atualmente atua no departamento central – DEINP, no setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SIE, com Coordenação Estadual de Pescados e Produtos de Pescado – CIPED e a Coordenação Estadual de Produtos das Abelhas e Derivados – CIABE.
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq – GEAMS (Grupo de Estudos em Apicultura e Meliponicultura Sustentável de Mato Grosso do Sul). Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, PR (2012), Mestre em Zootecnia pela UNESP/FMVZ (2014) e Doutor em Zootecnia pela UNESP/FMVZ, Câmpus de Botucatu (2017). Foi agraciado com o Prêmio Unesp de Teses de Doutorado na área de “Segurança Alimentar, Nutrição e Agricultura Sustentável” (2018). É membro do Conselho Regulador da Indicação de Procedência do mel produzido na “Região do Pantanal” e do Comitê Técnico Científico da Confederação Brasileira de Apicultura em grupos de trabalho associados ao impacto de agrotóxicos sobre abelhas. Possui experiência na área de Biologia Geral e Zootecnia, atuando nas áreas de Apicultura, Meliponicultura, Sericicultura, Bioestatística, Genética, Toxicologia, Produção e Qualidade de Produtos Apícolas, Certificação Orgânica de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Metodologia e Escrita Científica. É revisor técnico de periódicos nacionais e internacionais, bem como de agências de fomento à pesquisa.
Nelson Andrade – Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (MAPA/SDI/MAPA – Brasília)
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência dos Alimentos, produtor rural, empreendedor agroindustrial, e consultor especialista em Indicações Geográficas, branding de produtos e processos agroindustriais. Prestado serviços em consultorias à instituições governamentais e SEBRAE, empresas e organizações nacionais e internacionais
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Mestre em Ciências pela mesma Instituição, já desenvolvi trabalhos ligados a biotecnologia e genética de plantas, bem como o uso sustentável da biodiversidade vegetal brasileira. Atualmente, curso MBA em Gestão Empresarial – pela FGV, Doutorado em Agroecossistemas – pela UFSC, e sou funcionário do Sebrae de Santa Catarina, atuando nas áreas de agricultura familiar, Indicações Geográficas, artesanato e turismo, coordenando projetos de fortalecimento e integração desses setores com objetivo de melhorar o ambiente de negócios e fomentar o Desenvolvimento Territorial.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Auditora Fiscal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Atuação no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal desde o ano de 2005. Atuando como Auditora Fiscal Federal Agropecuária no Serviço de Inspeção SIF 1985, em Dois Vizinhos – Matadouro de Aves e Coelhos. Exerceu atividades no Serviço de Inspeção de Origem Animal na Superintendência Federal da Agricultura no Paraná até 2013, atuando na Inspeção de Aves e Ovos. Exerceu suas atividades na Coordenação Geral de Controle e Avaliação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e atualmente responde pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Joel é instrutor de apicultura pelo SENAR -PR e sócio da Colmeia Real, empresa que investe na produção própria de mel, própolis e cera, com controle de rastreabilidade de sua produção, inclusive com produção orgânica. É referência na produção de sachês de mel no Brasil.
Decio Luiz Gazzoni é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971, onde concluiu o mestrado em entomologia em 1974. Foi Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Chefe Geral da Embrapa Soja (Londrina) e Diretor Técnico da Embrapa (Brasília). Foi Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
Eugênio Basile, 59 anos, formado em Engenharia civil na Universidade Mackenzie e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Por 23 anos trabalhou na indústria da construção civil, incluindo obras portuárias e na direção de uma fábrica de vidros. Cofundador da Mbee Meles de Terroir em 2014, onde desenvolve a missão de reintrodução dos meles em nossa cultura, principalmente dos incríveis produtos das abelhas nativas brasileiras. Além da produção de mel de Apis na fazenda da família, atua na curadoria e distribuição de meles de todo Brasil, com produtos de 14 espécies de abelhas, provenientes de mais de 50 pequenos produtores, de 12 estados do Brasil. Faz uma importante ponte dos meles brasileiros com a gastronomia, notadamente com a alta gastronomia; participa de palestras e seminários em diversas áreas ligadas ao tema e ministra aulas nas Universidades Mackenzie, USP, Anhembi
Luana Krieger é formada em Adm. – Comércio Exterior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Certificada como International Trade Management pela ABRACOMEX e MIB (Massachusetts Institute of Business).
Luana é sócia fundadora da KBZ Brazil, empresa especializada em importação e exportação. Já realizou operações de comércio exterior com mais de 20 países. Desde outubro de 2022 é também responsável na Região Sul pelo Projeto Agro.BR (Promoção da CNA e ApexBrasil).
– Graduação: Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná em 1998
– 10 anos de atuação em clínica, cirurgia de radiologia de equinos.
– Desde 2007 atuando no serviço estadual de defesa sanitária animal.
– Especialização: Gestão Empresarial e Controle da Qualidade da Produção de Leite na Universidade Estadual de Maringá em 2010.
– Mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo – USP.
Fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar desde à criação da Agência em 2011.
Atualmente Coordenador dos Programas de:
Sanidade dos Equinos;
Sanidade dos Ovinos e Caprinos;
Sanidade das abelhas e meliponas.
Médico Veterinário, Analista de Pesquisa da EPAGRI, à disposição da CIDASC, atuando como Med Vet Oficial do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) no DEINP (Dept Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e responsável pela Coordenação Estadual do Selo ARTE.
Cria asf profissionalmente desde 2017, tem algumas formações pela Embrapa e senar, mas as abelhas estiveram presente na vida desde a infância, ate que em 2017 resolveu entrar na atividade em busca de um complemento na renda de sua propriedade que é famíliar, após isso foi muito investimento e formação, hoje tem fabrica caixas próprias e atende alguns criadores tambem, hoje o meliponario conta com cerca de 150 matrizes de 8 espécies diferentes
Gustavo Nogueira Diehl
Médico Veterinário formado na UFRGS
Mestre em Ciências Veterinárias FAVET/UFRGS
Coordenador do Programa de Sanidade Apícola da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado do Rio Grande do Sul
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Unifacvest (2016). Mestre em Produção Vegetal na linha de pesquisa de Proteção de Plantas e Agroecologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC – 2019). Iniciou o doutorado em 2019 no Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia e Biociências na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante atual do Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal (CCA-UFSC) e do Laboratório de Produtos Naturais (Parque Ecológico Cidade das Abelhas-UFSC).
Médica veterinária formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) – 2017.
Médica Veterinária na Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros (2018 – 2021).
Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) – 2022 – em andamento.
Atuação como Médica Veterinária de Apoio habilitada junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) – 2018 – em andamento.
@consorciocimvi
Ricardo de Oliveira Orsi é membro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando como professor Associado Doutor no Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva. Atua como professor do curso de Pós-graduação em Zootecnia (Conceito CAPES 06) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq NECTAR (Núcleo de Ensino, Ciência e Tecnologia em Apicultura Racional). Participa como membro do comitê científico nacional junto a Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, na qualidade de presidente. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados. Participou de diversos eventos no exterior e no Brasil. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal e na área de Biologia Geral
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nectar_unesp/
Bióloga, formada pela Universidade Positivo;
Especialista em Ensino de Ciências através de Oficinas Naturais;
Educadora Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais desde fevereiro/2017;
Diretora auxiliar (2013-2016) e professora do ensino básico da rede municipal de São José dos Pinhais (2006-2012)
Redes sociais:
@carolinechiquin
Formada em Agronomia pela UFSC em 2004, mestre em Agroecossistemas em 2007 e engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho em 2016. Assessora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Santa Catarina
Coordenadora Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-AR SC
Bióloga com Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa-UFV-MG (1999),
Doutorado E Pós Doutorado em Nutrição e Produção Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita-UNESP- Botucatu-SP
Profa. Assistente Doutor Aposentada na Cadeira de Apicultura da Universidade de Taubaté,
Atualmente Coordena os Cursos de Pós-graduação em Apicultura e Meliponicultura da UNITAU
Socia Proprietária da Empresa: Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultura -EBRAMEAGRO-CONSULTORIA e Vice-Presidente da Comissão Técnico Científica-CTC-CBA GESTÃO 2023-2027
Nutricionista formada pela UFSC, Extensionista Social, Coordenadora do Programa de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri.
Instagram: @telmakoene.
Médico veterinário formado pela UFRGS e atua como coordenador estadual da sanidade das abelhas, animais aquáticos e pelo programa higiênico sanitário de moluscos bivalves.
Patric Arend Lüderitz
Natural de Santa Maria
Técnico Agrícola, Zootecnista, Produtor Rural, empresário, Apicultor e Meliponicultor.
Graduado pela UFSM.
Estágio Curricular na Nova Zelândia.
Consultor do SENAR – RS
Secretário Executivo da Federação Apícola do RS
Lucas Felippe tem 31 anos, formado em engenharia agronômica pela PUCPR. Fundador da Hub Alimentos Educação, um negócio social que usa inteligência artificial para consultoria técnica para Agricultura Familiar. É Líder regional sul de Inovação pela Inovativa Brasil, foi Consultor em Inovação Empreendedora na Semente Negócios, membro da Rede Conectae de empreendedorismo social,um dos 30 jovens líderes de impacto social pelo Instituto Coca-Cola do Brasil e membro da comunidade Agente Muda 2023.
Médica Veterinária pela Universidade Castelo Branco (2016); Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz-RJ (2019); Docente do curso de graduação de Medicina Veterinária da Unisul e Autoridade Sanitária do Estado de Santa Catarina
Extensionista rural, ingressou na EMATER RS em 1990, atua na area de produção animal, pequenos animais, apicultura, meliponicultura e piscicultura orientando produtores.
– Graduado em economia
– Graduado em administração de empresa.
– Empresário, Consultor, Apicultor
– Apicultor de alta produtividade nos EUA com 15 mil colméias
– Ex Presidente da Associação Apicola do Rio de janeiro – APIRIO.
– Ex Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA.
– Ex Consultor Apicola do SEBRAE – SC.
Sócia JC Bees meliponário.
Médico veterinário formado pela UFPR em 1974
Técnico agrícola concluído em 1969
Trabalhou 14 anos no serviço de extensão rural do Paraná
Apicultor desde 1967
Palestrante convidado em eventos Apicolas nacionais e internacionais.
Diretor presidente da Breyer Produtos Naturais.
. Biólogo
. Geneticista. Titular de Genética (Aposentado) da PUC.
. Prof. De Meliponicultura a mais de 50 anos.
. Pesquisador Científico em abelhas sem ferrão com
Meliponário e Laboratório próprios.
. Autor de vários livros de Genética, Ciências, Saúde,
Trabalhos de pesquisas com 3 espécies novas descritas.
. Diversos artigos de divulgação em jornais e revistas
sobre Meliponicultura e Genética.
Geferson Fischer é Médico Veterinário, com doutorado em Biotecnologia, e Professor Associado da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Atua na sanidade apícola pesquisando a epidemiologia dos principais vírus que acometem Apis mellifera e meliponídeos. É coordenador do grupo de pesquisa Apis, que desenvolve a primeira linhagem celular de Apis mellifera no Brasil.
Ediane Ertel Werlang, servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais – PR, professora graduada em pedagogia e biologia, especialista em psicopedagogia, mestra em educação pela UFPR, na linha de pesquisa de Educação Ambiental.
Apicultor e meliponicultor
Diretor de meliponicultura da federação catarinense de Apicultura e meliponicultura (faasc)
Proprietário do meliponário jcbees.
Formação em meliponicultura profissional pelo Ifc .
Diretor técnico de meliponicultura apibo
Caroline Maciel da Costa é formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente está cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina, avaliando o efeito de dietas como suplementação nutricional para Apis mellifera L. Atua como representante operacional no projeto de Indicação Geográfica do Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro.
Professor pesquisador licenciado da Universidade Federal do Amazonas, na área de biotecnologia. Tem isolado e identificado novas espécies de microrganismos em insetos por meio de técnicas genéticas e bioquímicas. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia, MG. Fez seu mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo INPA (Inst. Nacional de Pesquisas da Amazônia), doutorado em Biotecnologia pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas) com estágio sanduíche na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (Alemanha). Atuou como pesquisador visitante do Food Security Center na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha. Foi pesquisador visitante e professor convidado no Départament de Microbiologie Fondamentale da Universidade de Lausanne, Suíça. Atualmente é consultor, técnico extensionista em apicultura e meliponicultura e colaborador em projetos nacionais e internacionais em abelhas nativas brasileiras.
Médica veterinária graduada pela UFRGS em 2002, Fiscal Estadual Agropecuária na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural SEAPDR desde 2006, atuação em duas inspetorias veterinárias, atualmente na coordenação do Programa Nacional de Saúde das Abelhas, Equinos e Animais Aquáticos da SEAPDR desde 2015.
Engenheiro Agrônomo
Extensionista Rural da Epagri no município de Formosa do Sul -SC
Apicultor e ministrante de cursos e extensionista em apicultura a 23 anos.
MBA em Administração em Agronegócios e Biotecnologia, Graduação em Gestão de Cooperativas e Especialista em Construção de Projetos. Hoje é Coordenador de Carteira de Projetos de Apicultura no Sebrae RS, onde atua há 21 anos motivado pelo propósito da empresa de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.
Natural de Orleans, Santa Catarina.
Filha de Apicultor e atuante na apicultura profissional há mais de 20 anos, com mais de 1000 colmeias.
Produtora de rainhas do Programa de Rainhas Selecionadas do Governo do Estado de Santa Catarina.
Bióloga, especialista em Biologia da conservação da Natureza, formada pela Universidade de Passo Fundo.
Meliponicultora a 7 anos, formada em Meliponicultura Profissional pelo Instituto Federal Catarinense.
Proprietária do Meliponário Rainha do Sul, no município de Passo Fundo, RS, onde reside.
O Meliponário conta hoje com genótipos de 12 espécies de abelhas nativas do RS, divididas em meliponario Urbano e Rural.
Trabalha na criação e elaboração de produtos com insumos das colméias, como cosméticos naturais, de cuidados com a saúde, produtos para consumo como mel e própolis entre outros, buscando fomentar a utilização dos produtos das colméias de forma sustentável e com responsabilidade ambiental.
Trabalha com assessoria a manejos e criação de ASF, e atua de forma voluntária em projetos de Educação Ambiental nas escolas para promover a preservação das abelhas nativas da região.
GRADUAÇÃO: Medicina Veterinária (Ano 2000)
OCUPAÇÃO: Consultor/Instrutor em Apicultura e Apicultor
EXPERIÊNCIA:
Médico Veterinário pela UNIDERP (Campo Grande/MS, Ano 2000), Apicultor desde julho de 1997; Palestrante em diversos eventos estaduais, nacionais e internacionais; Secretário Executivo do XIVº Congresso Brasileiro de Apicultura – CONBRAPI, em julho de 2002 – Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Instrutor do SENAR-AR/MS (2001-atual), Consultor do SEBRAE para Apicultura (julho de 2004 – 2017); Coordenador da Câmara Setorial Consultiva de Apicultura de Mato Grosso do Sul (2007 – 2017); Presidente da Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado de Mato Grosso do Sul – FEAMS (2010 – 2017); Conselheiro Presidente do Conselho de Entidades Apícolas do Pantanal – CONFENAL (2011-2019); Proprietário/Responsável Técnico das empresas Fazenda das Abelhas (2005 – atual) e NB Consultoria Veterinária (2001 – atual); Instrutor e criador do curso “Apicultura online – manejos para alta produtividade de mel”, primeiro do gênero no país (2017 – atual); Idealizador e organizador da EXPO TECNOAPIS, evento de inovação, tecnologia e novos negócios da cadeia apícola nacional e internacional (2019 – atual); Consultor para o programa Assistência Técnica e Gerencial – ATEG Apicultura do SENAR (2019-2021); criador do CLUBE TECNOAPIS, grupo de vantagens para Apicultores (2020-atual); consultor online nas áreas de produção de rainhas, produção de própolis, boas práticas de fabricação para entrepostos de produtos das abelhas e em outras áreas da Apicultura e Meliponicultura (2019-atual).
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela UDESC, pós graduação em Tecnologia e Inovação de Alimentos pelo Senai SC, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UDESC.
Trabalha como técnico de campo do Senar/SC.
Doutor e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador nos temas: Identificação de composto bioativos em alimentos, avaliação antioxidante, controle de qualidade, avaliação de propriedades biológicas em modelos experimentais in vitro e in vivo.
Marcelo Farias é Mestre em Agroecossistemas, com formação acadêmica em Administração de Empresas e Técnico em Agropecuária.
Iniciou suas atividades profissionais na Agricultura Orgânica em 1994, como Técnico em Agropecuária, incentivando e orientando agricultores para a produção de alimentos orgânicos, na região do Alto Vale do Itajaí, com destaques para a cebola orgânica e arroz orgânico. Neste período fez parte do movimento que deu origem ao Núcleo Alto Vale de Agroecologia, da Rede Ecovida.
A partir de 2000, já com graduação em Administração de Empresas, foi contratado para Cooperação Internacional atuando até 2005 na República Dominicana e Haiti, organizando as famílias de agricultores familiares para a produção orgânica e preparando suas propriedades rurais para receber as auditorias de certificação.
Em 2006, já de volta ao Brasil, iniciou o Mestrado em Agroecossistemas e atuou profissionalmente no CEPAGRO orientando as famílias dos grupos do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida, sobre as técnicas da agroecologia e sobre o passo a passo do Sistema Participativo de Garantia da Associação Ecovida de Certificação Participativa.
Em 2014 foi aprovado como Inspetor na certificadora alemã BCS e em 2015 foi convidado a assumir a Direção da Empresa. Neste período, transladou a empresa de São Paulo para Santa Catarina e participou de toda transição que transformou a empresa em Kiwa BCS. Neste período realizou a acreditação para certificar para a norma orgânica do Brasil. Neste período de gestão transformou a Kiwa BCS na certificadora com mais projetos na Apicultura Orgânica, no Brasil.
Em 2020, estabeleceu a Startup Digital SCI, que atua no desenvolvimento de projetos de consultoria, treinamentos, auditorias de primeira parte, desenvolvimento de plataformas e aplicativos para a gestão de dados de campo de projetos orgânicos. Para apicultura a plataforma é www.beecontrol.com.br , sendo a ferramenta mais inovadora que existe no mercado para auxiliar projetos apícolas a fazer gestão das informações de campo e controlar os requisitos necessários para manutenção da Certificação, com enfoque nos conceitos de Indústria 4.0.
Tema da Palestra:
Apicultura Orgânica: O passo a passo para obter a certificação dos produtos das abelhas
Meliponario Mel E Cravo: Jana Mello – Pós graduada em Cosmetologia Avançada, desenvolvimento e produção de cosméticos pelo instituto Unica;
Profissional Fornada em Meliponicultura pelo (IFCSC)
Idealizadora da empresa de Cosméticos Mel e Cravo e do Parque Mel e Cravo;
Ministra aula de produção e desenvolvimento de cosméticos naturais, com insumos das abelhas para mulheres do campo e participa do projeto de conscientização sobre a importância das abelhas nas escolas da rede pública na cidade de Pinhal e Viamão, RS. Meliponario Mel E Cravo: @naturalmelecravo
Zootecnista pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestra (2005) e doutora (2009) pela mesma instituição, na área de Produção Animal – Melhoramento Genético de Abelhas. Atualmente é Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, realizando pesquisas na área de desenvolvimento de estratégias tecnológicas para o melhoramento genético na apicultura.
Engenheiro Agrônomo, Chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri de Santa Catarina. Coordenador da Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura de Santa Catarina. Integrante da comissão organizadora do 1º COSBRAPIM.
Apicultor, consultor em apicultura e produtor comercial de rainhas.
Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa em Antioxidantes Naturais, atua na área da qualidade dos alimentos com foco em produtos da colmeia e publicou estudos pioneiros relacionados à caracterização do mel de melato de bracatinga da região sul do país.
Médico Veterinário, Analista de Pesquisa da EPAGRI, à disposição da CIDASC, atuando como Med Vet Oficial do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) no DEINP (Dept Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e responsável pela Coordenação Estadual do Selo ARTE.
Panorama da Meliponicultura no RS. Presidente da Amevat, Associação dos Meliponicultores do vale do alto Taquari RS, vice-presidente da Fargs, federação Apicola do RS.
Técnico em agropecuária e técnico em meio ambiente;
Extensinosta IDR-Emater PR;
Apicultor e meliponicultor.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também é coordenador da Câmara Técnica de Meliponicultura do Estado do Paraná – CEDRAF/SEAB. Tem atuação em Políticas para a agricultura familiar, meliponicultura e produção orgânica.
Médica Veterinária formada pela Universidade Federal de Goiás – UFG com especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, atual gestora do Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb.
Professora, formada em meliponicultura pelo IFC, trabalha na conscientização da importância das abelhas.
Em parceria com as principais associações de apicultores e meliponicultores de Santa Catarina, ministra cursos de saboaria e produção de produtos cosméticos e medicinais, utilizando os insumos das colmeias, como forma de incentivar o aproveitamento racional e ecologicamente sustentável dos produtos das abelhas .
Técnico em agropecuária, licenciado em ciências biológicas, extensionista rural na Epagri, Vice-presidente da CBA e atual Presidente da FAASC – Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina. Integrante da comissão organizadora do 1º COSBRAPIM.
Professora Adjunta do Curso de Zootecnia da UDESC Oeste em Chapecó (SC), atua na área de Apicultura.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Programa de Pós-Graduaçao em Zootencia-UEM pela Universidade Estadual de Maringá (2009) , atuando principalmente nos seguintes temas: estudos elaborados na área de biologia molecular, etologia e bem-estar animal, comportamento animal e bioclimatologia, apicultura e meliponicultura, animais silvestres. Atualmente é professora adjunta do curso de Zootecnia e participa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste- UDESC.
Engenheiro Agrônomo do IDR Paraná, Coordenador Estadual da Área de Sustentabilidade
FORMAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA:
Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1974), possui Especialização em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1993. Atualmente, é membro efetivo do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (MAPA) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nas seguintes áreas: apicultura, manejo e sanidade de apiários, e qualidade e autenticidade de méis.
Graduado em Zootecnia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
com Mestrado e Doutorado em Zootecnia na Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Pós-doutorado UEM e Embrapa Soja
Atualmente é apicultor e consultor na HP Agroconsultoria, instrutor de apicultura e meliponicultura no Senar MS.
Eng. Agrônomo, mestre em recursos genéticos vegetais. Profissional atuante na cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura de Santa Catarina. Atualmente é o técnico responsável pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial para Unidades de beneficiamento de produtos de abelhas, do SENAR-SC. E também sócio-fundador da hidromelaria Néctar Hidromel, localizada em Florianópolis.
Cláudia Oliveira, Doutoranda no programa de Ciências de Alimentos- UEL (Desde julho/2021). Mestre em Agroecologia-UEM. (2020)
Experiência de 13 anos na docência de ensino superior.
Especialização em Gestão da Segurança de alimentos- Senac Curitiba.
Especialização em Gastronomia Internacional pela escola Recipiase – Brighton/Inglaterra
Coordenadora do Projeto Expedição Cultural e Gastronômica Londrina/PR – Abruzzo/Itália, desde 2015.
Coordenadora do curso de Gastronomia na UniFil desde 2011.
Eng. Agrônomo com mestrado e doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado sanduíche no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa – Portugal. Atualmente é pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – Estação Experimental de Caçador atuando na área de apicultura com ênfase em polinização dirigida para a fruticultura e sanidade apícola.
Aldo Machado dos Santos é apicultor no apiário São Gabriel localizado na cidade de São Gabriel – RS. Nasceu em Lajeado – RS, filho de produtor rural, começou a criar abelhas no ano de 1979. Hoje Aldo Machado trabalha com cerca de 3 mil colmeias.Além de apicultor Aldo Machado já participou como Coordenador da Câmara Técnica de Apicultura do Rio Grande do Sul; foi por 3 mandatos Vice-Presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, e por 2 mandatos Presidente da mesma. É Presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho – COOAPAMPA; Coordenador da Comissão de Apicultura da FARSUL e Coordenador da Rota do Mel do Pampa Gaúcho.
Técnico agrícola, Formado em 1979 pelo Colégio Agrícola Murialdo de Ana Rech, Caxias do Sul-RS. Engenheiro Agrônomo, formado em 1985 pela UFSC. Engenheiro de Segurança do trabalho, formado em 1992 pela FEESC/UFSC. Empregado da CIDASC como engenheiro agrônomo desde julho de 1985. Cedido para a Cidade das Abelhas/ EPAGRI no período de outubro de 1991 a agosto de 2002 onde desenvolveu as seguintes atividades: Instrutor de cursos completos de apicultura; Instrutor de cursos de criação de Abelhas Rainha e de produção de geléia real; Instrutor de cursos de captura de enxames e de colméias selvagens para o corpo de bombeiros e polícia militar ambiental; Pesquisa em parceria com Dr. Geraldo Moreto/FURB, nas áreas de comportamento higiênico contra varroa e de seleção de abelhas rainha para melhoramento genético; Estudos da flora apícola.
Engenharia Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Recursos Genéticos Vegetais também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sócia fundadora da néctar Hidromel, onde atua como gerente de qualidade.